/ educação

Ajude a renovar os gráficos do GCompris

Se você não conhece, deveria conhecer. O GCompris é uma suite open source de jogos educacionais para crianças de 2 a 10 anos.

logo do GCompris

O programa é excelente! Ele ensina desde coisas muito básicas, como treinar a destreza dos menorzinhos para utilizar o mouse e o teclado, até conceitos de física, matemática, etc., para as crianças mais velhas e em idade escolar, acompanhando assim o aprendizado desde os primeiros anos de vida.

Além disso, por ser um software livre, ele pode ser usado indistintamente tanto por pais quanto por escolas públicas e privadas, sem custo algum. Ele inclui até mesmo um painel de controle para que professores possam ver o rendimento e as estatísticas dos alunos em cada uma das atividades que eles fizeram, por exemplo.

Contudo, nos últimos anos, os gráficos do programa envelheceram bastante, principalmente frente aos monitores HD que se popularizaram recentemente.

Por isso mesmo, os desenvolvedores iniciaram uma campanha de financiamento colaborativo através do Indiegogo com a finalidade de arrecadar fundos para renovar os gráficos do jogo, de forma que esses também possam ser portados para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, uma vez que a interface foi recentemente portada para o framework QT.

Essa é a oportunidade de colaborar com um software livre que trabalha por uma das causas mais nobres e mostrar às crianças que o software livre pode evoluir justamente por sua natureza aberta e colaborativa.

Veja abaixo o conceito de antes e depois dos gráficos:

Antes

GCompris Antes

Depois

GCompris depois 01
GCompris depois 02
GCompris depois 03

Quem não puder colaborar financeiramente, pode ajudar divulgando. O site da campanha é o https://www.indiegogo.com/projects/new-unified-graphics-for-gcompris